9 de fev. de 2014

Sabe quem é o Ronca ?!



E aí, marujos ! Quando alguém quer dizer que uma coisa é muito antiga, ultrapassada fala que "é do tempo do Ronca" ! "Da época que o ronca ainda tava acordado!" e coisas parecidas. Mas quem é esse tal de Ronca ?

Na verdade, a expressão é "no tempo do Onça". O "Onça" foi um apelido dado a um governador da capitania do Rio de Janeiro, no sec. XVIII. O mandatário era conhecido por sua honestidade e rigor no cumprimento da lei. 

O governador colocou ordem no galinheiro na casa ! Fez com que os recursos da Coroa fossem gastos de forma eficiente. Fez uma devassa na transporte do ouro de Minas ao Rio. Também trouxe segurança à cidade do Rio. Tomou medidas enérgicas contra todo tipo malandros, ladrões, desordeiros, arruaceiros, black blocks e esquerdopatas que infestavam o Rio de Janeiro.

O "Onça" também era implacável com os ladrões de "colarinho branco" ! Fato que gerou muitos problemas ao político. Pois ele acabou com a putaria e a mamata da galera que mandava geria de forma honesta e rígida o que desagradou a elite local, acostumada aos "favores" do governo.

Como ele não dava mole pra vagabundo de nenhuma espécie era intolerante a desonestidades, independente de classe ou posição, acabou por ganhar esse apelido de onça. O animal mais temido da época.

Os atritos políticos fizeram com que o "Onça" fosse destituído do cargo. Ou seja, ser honesto era uma coisa complicada na política nacional já no século XVIII ! O "Onça" foi um exemplo de como é possível governar com honestidade, probidade. Era admirado pela população por causa disso. 

O "Onça" se chamava Luís Vahia Monteiro. Governou de 10/05/1724 - 22/04/1732. Também foi apelidado de "virgem no bordel".  Quase 300 anos depois ser honesto ainda causa "polêmica" ! Até quando teremos de esperar por outro "Onça" ?

"Senhor, nesta terra todos roubam. Só eu não roubo." 
 frase do governador em carta ao rei D. João V.  


Adaptado daqui


         








Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?