8 de mai. de 2011

Bolsa de Valores $$$

Ei, manolo ! Sabe como funciona uma Bolsa de Valores ? Não ? É mais ou menos assim: 

Supunhetemos Suponhamos que este blog seja uma empresa. A Casa Ltda. Então eu resolvo arranjar dinheiro sem pegar empréstimo. O que eu faço? Abro o capital da Casa, ou seja, dividido-a em pedaços iguais, com o mesmo  valor (ações). Pego uma parte dos "pedaços" da Casa (até 49%. Pois assim eu terei a maior parte das ações e o controle da Casa.), vou a uma corretora de valores que porá as ações da Casa na bolsa.

As ações da Casa serão vendidas. E cada comprador será meu "sócio". (A Casa agora é S.A. Pois os meus "sócios" não precisam se identificar, registrar a propriedade, e podem negociar suas ações livremente.).

As ações da Casa S/A, serão negociadas no pregão físico (onde ficam aqueles maulucos gritando, falando ao telefone, escrevendo naqueles bloquinhos e talz...) ou no eletrônico (pela internet).
No pregão.

Central de informações → Onde as informações sobre o mercado são atualizadas constantemente.
Balcão → Lá são registradas as compras e vendas. Que logo são trasmitidas aos painéis atualizando-os.
Posto de comando → Onde o diretor da bolsa abre e fecha o pregão. Ele só aparece lá para isso. Se ele aparecer lá fora do horário de abertura e fechamento... é porque a chapa tá quente !

Os pregadores → Os caras que ficam berrando no pregão, vendendo e comprando "no gogó" mesmo ! Eles têm que dizer a quantidade e o preço das ações que têm. Naquele tumulto todo!

Então, quer comprar umas ações da Casa S/A ? : D


Leia + sobre em:

4 comentários:

  1. E como funciona o lucro/rendimento?

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo

    Bolsa de valores é meio complicado, precisa estudar bastante. Mas o lucro/rendimento é pela valorização de sua ação, lei da procura e oferta, ex: vc compra 5 quadros de um artista que está ficando famoso, pensando em lucrar com isso, daqui a algum tempo todo mundo vai querer (ou não) e vc leiloa ele e ganha mais dinheiro (ou perde). E tem as ações ordinárias e preferenciais, ou vc tem direito a voto p/ opinar na empresa ou ganha dividendos que é a parte do lucro da empresa. Tem tbm as "opções" que é mais complicado, tem o dia do lançamento das opções e o fechamento, e vc compra chutando que a cotação vai chegar ao valor no dia do fechamento. Esse é mais p/ quem opera daytrade, dá p/ dobrar seu capital em um dia, mas tbm pode virar pó.

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?