14 de jan. de 2012

Lutero e a Virgem Maria





Ei, internauta ! Os protestantes, dum modo geral, têm uma certa animosidade, um "ranço" em relação a Mãe de Deus, Maria. O fazem, creio eu, por falta de conhecimento ou por informações erradas. 

Então, vejamos o que Lutero achava da Virgem Maria :

“É uma doce e piedosa crença esta que diz que a alma de Maria não possuía pecado original; esta de que, quando ela recebeu sua alma, ela também foi purificada do pecado original e adornada com os dons de Deus, recebendo de Deus uma alma pura. Assim, desde o primeiro momento de sua vida, ela estava livre de todo pecado.”
 Fonte: Lutero, Sermão sobre o Dia da Conceição da Mãe de Deus de 1527


“Esta é a consolação e a transbordante bondade de Deus, que Maria seja sua verdadeira mãe, Cristo seu irmão, Deus seu Pai… Se acreditares assim, então estás de verdade no seio da Virgem Maria e és seu querido filho”.
  Lutero, Kirchenpostille, ed. Weimar, 10.1, p. 546.


Por isso em uma palavra compendia-se toda a sua honra: quando se a chama mãe de Deus, ninguém pode dizer dela maior louvor. E é preciso meditar em nosso coração o que significa ser mãe de Deus”.
 “Quem são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis, monarcas da Terra comparados com a Virgem Maria que, nascida de descendência real (descendente do rei Davi) é, além disso, Mãe de Deus, a mulher mais sublime da Terra? Ela é, na cristandade inteira, o mais nobre tesouro depois de Cristo, a quem nunca poderemos exaltar bastante (nunca poderemos exaltar o suficiente), a mais nobre imperatriz e rainha, exaltada e bendita acima de toda a nobreza, com sabedoria e santidade”.
 "Peçamos a Deus que nos faça compreender bem as palavras do Magnificat... Oxalá Cristo nos conceda esta graça por intercessão de sua Santa Mãe! Amém."
Lutero, Comentário ao Magnificat, de 1521, [FiM95], pg.1121.Sermão, 1522:WA 7,572


“Virgem antes, no, e depois do parto, que está grávida e dá à luz. Este artigo (da fé) é milagre divino”.
 Lutero, já no fim de sua vida: [FiM95], pg.1122 Sermão Natal 1540: WA 49,182

“Ele, Cristo, nosso Salvador, era o fruto real e natural do ventre virginal de Maria … Isto aconteceu sem a participação de qualquer homem e ela permaneceu virgem mesmo depois disso”
  
Lutero, “Sermões sobre João”, cap. 1 a 4, 1537-39 dC


“Ninguém nunca se esqueça de invocar a Virgem e os santos, pois eles podem interceder por nós”.
  
Lutero, Prep. ad mortem


“Não há honra, nem beatitude, que se aproxime sequer, por sua elevação, da incomparável prerrogativa, superior a todas as outras, de ser a única pessoa humana que teve um Filho em comum com o Pai Celeste.”
Lutero, Deutsche Schriften, 14, 250


“Maria é a maior e a mais nobre jóia da Cristandade logo após Cristo… Ela é nobre, sábia e santamente personificada. Jamais conseguiremos honrá-la suficientemente.”
Lutero, Sermão do Natal de 1531



"Virgem antes, no, e depois do parto, que está grávida e dá à luz. Este artigo (da fé) é milagre divino" 

 (Lutero, já no fim de sua vida: [FiM95], pg.1122 Sermão Natal 1540: WA 49,182)



Fonte: Portal COT





22 comentários:

  1. E a bíblia, diz o que??

    ResponderExcluir
  2. Como humano Lutero também cometeu erros, pecados e eqívocos assim como Maria. Isto só reforça a verdade bíblica de que só Deus é infalível. A bíblia diz que Jesus teve irmãos e irmãs por parte de Maria e José, portanto ela foi virgem antes do nascimento de Jesus mas não depois.
    melhor ficar, como Lutero, com o que dis a Bíblia e só, não importa muito o que sizem os homens, afinal somos todos humanos e sujeitos a falhas. A propósito, estas frases não invalidam o trabalho de Lutero.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Sou cristão e estudante das Escrituras.
    Nenhum protestante sério tem nenhum tipo de problema com Maria.
    Ela foi, dentre TODAS as mulheres, a mais pura e digna que se achou diante de Deus.
    Porém, o que a Palavra de Deus nos revela?

    "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". Rm 3.23

    Fora Jesus, não há um único ser humano que não tenha o pecado correndo em suas veias. A Bíblia é MUITO clara. TODOS pecaram, inclusive Maria era pecadora como qualquer um de nós.

    E um último versículo para destruir os pilares que ensinam a intercessão de Maria aos fiéis:

    "Porque há UM SÒ intercessor entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem" 1 Timóteo 2.5

    Não há dois, três, nem quatro intercessores ou mediadores. Só há um! Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Maria é um modelo de vida extraordinário, que todos nós devemos nos espelhar, mas o romanismo trouxe heresias para dentro do povo de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Poque maria seria santa???? Apenas Jesus foi o único Santo. Maria é uma mulher comum, que era temente a Deus, e nem por isso santa, tao temente a Deus quanto qualquer outra mulher temente a Deus, isso nao torna ela Santa. Apenas foi escolhida para gerar o filho de Deus. Na cruz jesus pergunta para maria: "Mulher, o que tenho contigo??" Equívoco sempre foi dos católicos em santificar uma simples mulher, nao de nós Luteranos. Leia a bíblia. Basta ler, sei que nao é costume católico ler a bíblia, mas basta ler que tudo está escrito.

    ResponderExcluir
  5. Lutero separou-se da Igreja Católica por ver erros até bizonhos cometidos por ela. Sua fé em Cristo,ou admiração pela Virgem Maria não deixou de existir. Quanto ao comentário de que maria teve outros filhos com José,não procede. No caso de Tiago e outros irmão de Jesus,são do fruto de José com sua antiga esposa,da qual ficou viúvo. Caso tenha alguma dúvida,procure em livros apócrifos,aqueles que as igrejas não consideram corretos para estarem na Bíblia,pois diferem de sua doutrina.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, o próprio Jesus Cristo fala na Bíblia, quando Maria está próxima de vê-lo com seus outros filhos, que sua mãe e seus irmãos são aqueles que seguem a palavra de Deus. Só isso. :)

    ResponderExcluir
  7. "sei que nao é costume católico ler a bíblia". Equívoco seu dizer que católicos não leem a bíblia. Eles têm, sim, o costume de estudar o Evangelho e a palavra de Deus durante a Eucaristia, Crisma, Encontros com Cristo e na própria missa. Ninguém pode ficar criando estereótipos de outras religiões sem antes conhecê-las melhor, fikdik. Odeio qualquer tipo de religião, só serve pra criar confusão.

    ResponderExcluir
  8. Quem diz que não é costume dos católicos ler a Bíblia está muito enganado, tanto que Lutero antes de ser protestante foi católico, por isso não pode negar o que diz a Bílbia.

    ResponderExcluir
  9. O anonimo numero quatro tah brincando comigo. Duvido que seu chingar a sua mãe vc vai ficar boa FDP.

    ResponderExcluir
  10. @James Simon

    Curioso é os protestantes aceitarem a "inspiração" de Lutero com relação a separação da única igreja crista, 1500 anos após sua fundação, e dizerem que sua doutrina sobre Maria são erros pessoais. O que prova que ele errou em defender uma verdade de fé milenar e acertou em fundar uma igreja que se divide em mais de 40.000 denominações, todas inspiradas pelo Espirito Santo e baseadas na bíblia?

    ResponderExcluir
  11. @Anônimo

    até onde eu sei a maioria das igrejas no brasil é baseada na filosofia de calvino..e não lutero (tirando a igreja luterana, é claro).

    ResponderExcluir
  12. Lutero tava doidão

    tinha fumado um baseado .. kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Até Lutero pregar as 95 teses na porta do templo ele era católico!!! Inclusive ele era doutor em teologia... então precisa ver quando é que ele escreveu estes comentários aí... outra coisa... se vc é protestante não significa que vai negar a existência de maria, ou a sua importância (só os protestantes idiotas fazem isso) ... pelo contrário Maria tem uma importância muito grande na história e deve ser muito respeitada... más falar que ela tem poder por rogar por nós junto a Deus é d+.

    ResponderExcluir
  14. Nada disso aconteceu, JC é um mito, deus não existe.

    ResponderExcluir
  15. Pronto...agora sim, surgiu um ateu na conversa...Vai dormir nenem, que já está tarde; não se meta em conversa de adultos.

    ResponderExcluir
  16. Entre o que a bíblia diz e o que Lutero diz, fico com a bíblia. Não viva em engano. Leia a bíblia!

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus vcs católicos são dementes ou o que, quem disse que nós temos problema com maria mãe de jesus pois a bíblia diz que DEUS não tem mãe certo a bíblia diz que não devemos fazer imagem de escultura nem do que está em cima no céu ou embaixo na terra, quem tem problemas são vcs com essa ideia de santos de barro vcs são dignos de pena aprendam a ler a bíblia que é a palavra de DEUS e deixem de ser hipócritas pois se vcs abrirem a bíblia verão com seus próprios olhos a verdade mais pegue uma bíblia em português não em latim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. lutero era católico e lutou contra o que não aceitava da igreja apostólica romana. além disso, muita coisa foi escrita por ele antes de ter acesso a muitas verdades bíblicas. e, mesmo após muitas descobertas, não teve tempo de vida para aprender e compreender tudo que a bíblia tinha ensinar. mas é inegável que ele foi pessoa de suma importância para a redescoberta da bíblia, em detrimento da simples tradição imposta pelo catolicismo. ele começou a revolução, abrindo espaço para os que vieram depois.

    ResponderExcluir
  19. QUEM ESCREVEU A BIBLIA? HOMENS COMETEM ERROS? SEJAM SENSATOS...OK?!

    ResponderExcluir
  20. religião aprisiona , só e somente Jesus liberta !

    ResponderExcluir
  21. Senhora E Rainha

    O povo te chama de Nossa Senhora
    Por causa de Nosso Senhor
    O povo te chama de Mãe e Rainha
    Porquê Jesus Cristo é o Rei do céu
    E por não ti ver como desejaria
    Te vê com os olhos da fé
    Por isso ele coroa a tua imagem Maria
    Por seres a mãe de Jesus
    Por seres a mãe de Jesus de Nazaré
    Como é bonita uma religião
    Que se lembra da mãe de Jesus
    Mais bonito é saber quem tu és
    Não és deusa, não és mais que Deus
    Mas depois de Jesus, o Senhor
    Neste mundo ninguém foi maior

    Aquele que lê a palavra Divina
    Por causa de Nosso Senhor
    Já sabe que o livro de Deus nos ensina
    Que só Jesus Cristo é o intercessor
    Porém se podemos orar pelos outros
    A Mãe de Jesus pode mais
    Por isto te pedimos em prece oh! Maria
    Que leves o povo a Jesus
    Porquê de levar a Jesus entendes mais
    Como é bonita uma religião
    Que se lembra da mãe de Jesus
    Mais bonito é saber quem tu és
    Não és deusa, não és mais que Deus
    Mas depois de Jesus, o Senhor
    Neste mundo ninguém foi maior

    Coitado dos que não acreditam na maravilhosa,imaculada Conceição(Concebida sem pecado original),quando entrarem no reino celeste vão quebrar a cara.
    Por favor comprovem isso lendo artigos como O MILAGRE DO SOL e MILAGRES EUCARISTICOS.

    ResponderExcluir
  22. A lavagem cerebral é tão grande, tão forte que os próprios protestantes fogem dos seus princípios.
    Ora! Se o "pai" do protestantismo reconhece a santidade da mãe de Jesus, como pode eles discordarem?
    A resposta é simples: só admitem o que é conveniente pra suas doutrinas, seguindo ordens do paxtô.
    Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?