9 de out. de 2012

A origem da sobremesa !




Ei, internauta ! Sabe por quê a sobremesa se chama assim ? Porque fica em cima da mesa ! XD Ok, foi só um chiste !

A palavra é oriunda da justaposição das palvras sobre + mesa. Pois vem após a mesa, ou seja, aquilo que vem depois do prato principal.

E por quê ela é doce ? Porque o estõmago tinha que ser "aberto" e "fechado" por alimentos da mesma natureza. Na Idade Média, os estudiosos achavam que a digestão humana era similar ao cozimento. E que no estômago, o processo do alimento era uma continuação do iniciado na cozinha. E para que os nutrientes fossem absorvidos de forma correta, o estômago deveria ser preenchido de forma correta.

Alimentos mais facilmente digeríveis inicavam a refeição sendo sucedidos pelos mais fortes. Acreditava-se que se tal ordem não fosse seguida os alimentos mais fortes bloqueariam o duto da digestão, pois iriam para o fundo do estômago.

Antes da refeição o estômago deveria ser "aberto" com alimentos de origem quente e seca. Confeitos de açúcar ou mel. Condimentos revestidos, como gengibre, sementes de erva-doce, etc. Vinho e bebidas de leite adoçadas e fortificadas (aperitivos) . O "fechamento" do estômago deveria ser feito com massas de açúcar condiementadas ou com um vinho aromatizado com condimentos fragrantes (hypocras), junto com queijo velho.


Adaptado da Wikipédia





Um comentário:

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?