3 de ago. de 2012

Igreja x Religião




Ei, internauta ! Há pouco tempo o IBGE divulgou o mais recente perfil religioso do Brasil . Foi muito comentado, na mídia, a considerável perda de fiéis da religião católica em detrimento do aumento de fiéis da religião protestante (evangélica). O mais curioso nisto, é que ambas religiões não existem !

Não, eu não enlouqueci tanto ! A religião católica não existe. Muito menos a protestante ! A confusão está nas definições de religião e igreja. Aliás, no desconhecimento das mesmas. Faço uma pergunta: Você é a sua família (seu pai, mãe, irmão(s), filho(s), esposo(a)) ou faz parte dela ?

Continuando, religião e igreja são duas coisas diferentes. Vamos as definições.
Religião é um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais. Segundo a Wikipédia.
Igreja assembleia litúrgica convocada e reunida para o culto de Deus; b) a comunidade local dos crentes (I. de Jerusalém, de Roma,…), a que hoje se dá o nome de Igreja particular ou diocese; c) a comunidade universal de todos os fiéis, a que se cha­ma Igreja sem mais, ou então Igreja Católica, sobretudo para distinguir a Igreja dos católicos unida ao Papa, das Igrejas separadas (Ortodoxa, Anglicana, Evangélica…). Segundo a Enciclopédia Católica Popular.

Pelas definições vemos a clara diferença entre as duas coisas ! Veja que as Igrejas pertencem a uma uma religião, mas não são a religião tampouco são uma religião. Lembra da pergunta do 2º § ? Você acha que faz parte da sua família, ok? Imagine que sua família é uma religião e cada membro dela é uma Igreja. Um membro da sua família não é a sua família ! 

Cada família tem peculiaridades, um modo de agir, de viver que a difere das demais. Umas são rígidas, outras liberais. Umas mais festeiras, outras menos, etc. Seus membros seguem essas "normas familiares" dum modo particular. Cada um cumpre as "normas" do modo mais conveniente a si mesmo. Embora estejam numa família, nem sempre os membros estão de acordo em tudo. Apesar de concordarem na maioria das coisas. Pois é mais ou menos esta a relação entre religião e Igreja.

Resumindo... veja a figura !
No caso do senso, o Cristianismo seria a família e as Igrejas (Católica e as demais Protestantes) seus membros. Então as variações do senso estão dentro da mesma religião. Foi mostrado o trânsito de fiéis entre Igrejas e não entre religiões. O sujeito continuou cristão apesar de ter mudado de Igreja. A propósito, cristão é todoa aquele que professa o Cristianismo. Independente da Igreja que pertença. Pois, atualmente, o termo "cristão" é, erradamente, usado para designar evangélico.





Então, agora já sabe qual religião professa e a qual Igreja pertence, certo ? 







Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?