15 de ago. de 2012

Adoração x Veneração






















Ei, internauta ! Acha que as figuras acima representam atos de idolatria ? Acha que sim ? Muitos afirmam categoricamente que as figuras são atos de idolatria. os que afirmam isso estão total e completamente errados ! Pois não discernem a diferença entre adorar e venerar.

Imagem x ídolo. Ídolos geralmente são imagens, mas imagens não são necessariamente ídolos. Imagens são bonecos feitos de pau, pedra, gesso, bronze ou qualquer outro material. E qual a diferença entre ídolo e imagem ? Ídolo é quando a imagem é considerada deus. Uma imagem específica, não qualquer outra igual ou similar.

Deus, na Bíblia, condena a feitura de ídolos (cf. Lv 26,1; Dt 7,25; Sl 97,7; etc.), não de imagens. Tanto que noutras passagens Ele manda que imagens sejam feitas (cf. Ex 25,18s; Num 21,8s). Deus não é maluco tampouco tem amnésia, certo ?

Uso de imagens. Imagens são usadas desde os primórdios do Cristianismo. Por serem práticas e didáticas. E até porque a maioria das pessoas (inclusive ricos e nobres) era analfabeta. Isso explica a quantidade de imagens, pinturas e afins em igrejas mais antigas. Elas são como ícones de computador. Quando “clicadas” ajudam ao fiel a se aproximar de Deus. Como uma foto que faz você se lembrar duma coisa, pessoa ou situação.

Adorar ≠ venerar. Como católico, acho até engraçado quando dizem que os católicos são idólatras ! Pois veneração (dulia) e adoração (latria) são coisas bem distintas.
→ Adorar : prestar culto a
→ Venerar : reverenciar, fazer memória, ter grande respeito por.
Na Igreja Católica só se adora a Deus. No caso, a hóstia (e também o vinho transubstanciados no Corpo e Sangue de Cristo, respectivamente.) que é Cristo ! O que se presta aos santos é veneração.


Veneração

Adoração




Alguém prostrado ante uma imagem não está adorando a mesma. Reverencia o que ela representa. Prostração é um sinal de respeito. Mostra respeito pelo que a imagem representa ou pela história de vida do(a) santo(a). Como um soldado em continência a bandeira do seu país. Ela não é a pátria, mas a representa. Súditos (inclusive protestantes) se prostravam ante seus soberanos e não os adoravam.

Em ambas as figuras o Papa está prostrado. Numa ele está venerando e na outra adorando. Visualmente parece a mesma coisa, mas não é. Na figura da esquerda o Pontífice está venerando a imagem do Crucifixo. Na da direita está adorando o Santíssimo Sacramento. A diferença é simples. Na imagem da direita o Pontífice está ante de Deus. Na da esquerda não.

Nas Igrejas protestantes se venera a Deus. Não se adora o Mesmo. Os protestantes prestam a Deus o mesmo que os católicos prestam a Mãe de Deus e aos santos, só que "elevado ao quadrado"[o que não quer dizer que Ele não esteja nas demais Igrejas! Está, mas não total e plenamente presente como está na Eucaristia (a Palavra, o Corpo e o Sangue de Cristo). O que só ocorre nas Igrejas Católica e Ortodoxa.] O que, certamente, explica o fato de os protestantes chamarem os católicos de idólatras.

Certamente, já viu muitas pessoas, pedindo coisas, prostradas ante imagens. Conversando como se elas fossem pessoas, e isso não é idolatria ? Não. Conversar com a imagem pode ser uma projeção e/ou uma personificação. Ex.: pessoas que tratam o carro como se fosse gente. Quanto a fazer pedidos, na verdade a pessoa pede a intercessão do santo representado na imagem. Pois, ele está mais próximo de Deus. E é tão membro da Igreja quanto ele, no caso a Triunfante. Pedir a intercessão é como pedir ao santo que reze, interceda por você. E como quando se está com um grande problema e se pede a um amigo pra rezar por você. Deus, independente de se pedir a intercessão de algum santo, sempre nos ouve. Mas uma ajuda é sempre bem vinda!  De fato, muitas pessoas, por ignorância, meio que “idolatram” os santos. Ajudando a disseminar a confusão. Mas não o fazem por mal.

Resumindo, você viu que:

☞  Que um ídolo é um "deus feito imagem", uma imagem que é um deus (não que ela seja!).

☞  Deus, nas Escrituras, condena a feitura de ídolos. E não a feitura de imagens.

☞  Imagens, na Igreja, funcionam como "ícones de computador" que aproximam o fiel a Deus. E só!

Veneração e adoração são coisas distintas. Venerar é ter grande respeito, reconhecimento por. Adorar é prestar culto a. Reconhecer a natureza divina e metafísica de.

☞  Na Igreja Católica se adora a Deus total e plenamente presente no Ssmo. Sacramento. Não que Ele não esteja nas demais, mas está em parte.

Intercessão dos santos é a mesma coisa que pedir a alguém que reze por você. Pois o santo é tão membro da Igreja quanto qualquer um de nós. Só que mais próximo de Deus, num grau de proximidadade bem maior que o nosso.



Vídeos interessantes sobre:

http://www.youtube.com/watch?v=5Ph9gsPsLV4&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=iojq8iNFn2Q
http://www.youtube.com/watch?v=4qLjsksyZr0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=xwKMyxp-X5g




4 comentários:

  1. Pois, eu sou protestante, o que é diferente de ser alienado religioso, como muitos pensam. E penso sim, que se existiu uma igreja católica que Pedro fundou, só pode ser a Ortodoxa, que trazia icones.

    Mas eu vejo a maioria dos católicos postolicos romanos só falarem da Sua Senhora, e quase não vejo nenhum falar sobre o próprio Deus.

    Nós adoramos sim a Deus, agora ele está em todos os lugares, e sentimos ele tbm, não precisamos de imagens pra representa-lo.

    E pra que intersceção? Pra mim os santos são pura idolátria, senão pq pediriam as coisas pra eles?, isso e aquilo? td bm, vcs pedem a eles, pra que eles peçam a Deus, e dps venha e retorno? Grande coisa, já que protestantes oram e pedem direto a Deus, isso sim é vantagem. Perdão de pecados confessamos em oração em segredo, só 1 misero mortal e o Todo-Poderoso, não ao padre, que é humano, mortal, e tem falhas e pode sim sair fofocando por ai.

    Respeito a opinião de todos, a minha opinião é essa ok? E não é só eu, qualquer ser na terra, nunca, jamais, mudará de opinião por mais que o outro queira, pq eu tbm n vou mudar.

    ResponderExcluir
  2. protestante tem cabeça de minhoca - minha opnião.

    ResponderExcluir
  3. Você tem é que se converter!!! O palavrão acima não condiz com nenhum cristão! Acima de tudo tens a mente suja!

    ResponderExcluir
  4. Mesmo participando da igreja católica de forma intensa a mais de 20 anos, os argumentos católicos relativos a adoração não me entra cabeça. Tem visto gente e mais gente que perdeu literalmente a intimidade com Jesus e só pede graças pra Maria ou para o santo de sua devoção. Estive recente em um encontro onde colocaram uma figura de Maria e uma de Jesus. Em torno de Maria se colocou corações com louvores do tipo bem-aventura, santa, poderosa, escolhida e outros, em torno de Jesus ficou um vazio, coloquei um coraçãozinho lá e todos me olharam como se eu fosse um protestante. As vezes acho que o coração católico está cada vez mais em Maria e menos em Jesus embora considerando que se tratava de ícones. Quanto aos ícones li algo em IIReis 18,4 que pra mim liquida com a questão das imagens. Refere-se a serpente de bronze que sustenta os argumentos católicos. Diz assim: Vs 3 "Zacarias fez o que era bom aos olhos de Deus. Vs 4 Despedaçou a serpente de bronze que Moisés tinha feito pois os israelitas tinham até então queimado incenso diante dela". (fonte bíblia Ave Maria)

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?