28 de mar. de 2012

Quanto tempo podemos ficar em jejum ?




Ei, internauta ! Você que fica fazendo essas dietas malucas ou que conhece alguém que já fez, já pensou em quanto tempo alguém pode ficar em jejum total ?

Segundo o Prof. Dr. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, dependendo do ambiente e da temperatura de onde a pessoa esteja, dificilmente viverá mais de 3 dias sem água. Num ambiente seco e quente, o corpo perde mais água e mais rápido.

Já sem comer, segundo o dr. Nóbrega, depende muito da pessoa, da sua composição corporal. É possivel ficar várias semanas sem comer. Mas a falta de alimentos essenciais, acaba por enfraqueccer o indivíduo que tem uma queda na imunidade e acaba por adoecer. Bebendo só água pura, um pessoa pode viver até 3 meses.

E Jesus ? Os Evangelhos dizem que ele ficou 40 dias sem comer e beber água no deserto (cf. Mt. 4,2 ; Lc. 4,2). Então, como ele não morreu ? Milagre ?!

Biblicamente, 40, o número 40, denota, na maioria das vezes muito. Um grande quantidade. Ex.: Nm 14,33 ; Gn. 7, 4 . Nessas duas passagens o número quarenta não deve ser entendido literalmente. Mas indicando uma grande quantidade de tempo, no caso. 

Certamentenão choveu por 40 dias. Mas por muito tempo. Como o povo hebreu não ficou quarenta anos no deserto. E sim muito tempo. Podemos ver um exemplo parecido, com a idade de Noé (Gn. 7, 6). Ele não viveu esse tempo todo ! Mas deve ter vivido muito tempo. Vivido bem, para os padrões da época. Onde a expectativa de vida era de 30, 40 anos ou menos.


Então, Jesus não ficou 40 dias em jejum total no deserto ! É humanamente impossível ! E ele é humano também. Logo não sobreviveria 40 dias sem água e comida. Principalmente no deserto. Logo, os evangelistas quiseram dizer que Jesus ficou muito tempo no deserto. Só que metaforicamente.






8 comentários:

  1. Será mesmo que não rolou nem um carneirinho assado?

    ResponderExcluir
  2. Os 40 quarenta dias de jejum de Jesus foram só de comida, não de água. Nas outras vezes em que a Bíblia se refere ao jejum sem água o faz especificamente ("não comeu nem bebeu nada por X dias"), e em todas essas vezes as pessoas jejuaram por não mais do que tres dias.

    ResponderExcluir
  3. Jesus era humano sim,mas ele era puro totalmente diferente de qualquer ser vivo na terra

    ResponderExcluir
  4. Carne se alimenta de carne, por isso morre! Mas o espírito se alimenta de oração e morte da carne, por isso o jejum. ..eu creio na palavra de Deus. .eu creio que Jesus ficou mesmo todo esses 40 dias em jejum, se sem água ou com água não sei mas sem comer isso sim. ..mas é preciso estar em espírito mesmo. ...

    ResponderExcluir
  5. Deuteronômio: 9. 18. Prostrei-me perante o Senhor, como antes, quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água, por causa de todo o vosso pecado que havíeis cometido, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocar a ira.

    Essa é uma grande mentira.

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?