3 de jan de 2012

Quanto custa um ônibus ?










Ei, intenauta ! Você que é pobre que nem eu, pega ônibus quase todo dia (geralmente lotado), deve estar puto contrariado com a passagem que aumentará mais uma vez ! E os mafiosos empresários de ônibus dizendo que a passagem deveria ser mais cara, que vão quebrar e blablabla...

Então, sabe quanto custa um ônibus ? Vejamos o preço dos modelos mais "famosos" aqui no Rio (capital):



Este é o Spectrum City, da Neobus. Um 0km, modelo 2011, custa R$ 226.000,00. Um usado, 2009 (certamente o que vc anda), custa R$ 180.000,00 .








Mega, da Neobus. Um modelo usado (2009) custa entre R$ 180.000 e  R$ 160.000.













O Senior Midi, da Marcopolo. 0 km, sai por R$ 226.000,00 também. Um usado (2009) custa R$ 160.000.








Torino, da Marcopolo. Um usado (2009) sai por  ± R$ 180.000









Viale, Marcopolo. Um modelo de 2008 sai por R$ 155.000. Um 2006, com ar, sai por R$ 110.000


Apache Vip II, da Caio. Um usado (2008) sai por R$ 165.000.










Foz Super, da Caio. Um modelo de 2007 custa R$ 135.000 .











O Gran midi, da Mascarello. Um usado (2006) sai por ± R$ 100.000 . Um 0 km custa R$ 226.000 .









Então, deu pra ter uma ideia de quanto custa um ônibus. Em média, uns 150.000. Faça as contas e veja quando poderá comprar o seu ! XD Ou melhor, faça as contas e veja quanto tempo leva para cada "brinquedo" desses se pagar !
Com o valor atual da passagem, um ônibus teria de pegar 60000 54545 passageiros para se pagar (54545 x 2,50 2,75).
Usando valores médios, chutados, para uma linha bem utilizada: um ônibus faz uma média de 8 a 10 viagens diárias. Pega uns 100, 200 passageiros por viagem. Ou seja de 1000 a 2000 pessoas/dia. Considerando os custos e as gratuidades, rende uns R$ . Logo 2, 3 meses um ônibus se paga ! Concordam ?!
Estava pensando em abrir uma igreja ou um banco, mas acho que vou abrir uma empresa de ônibus ! Alguém quer ser meu sócio ? XD


*** ATUALIZANDO***

Muito bem ! Parece que ninguém leu que os valores do exemplo foram chutados. Então, certamente um ônibus não se paga em 3 meses. Lendo que os valores foram chutados, dava pra ver isso. Mas... 

Chutei os valores pois não tinha a menor ideia do valor total dos custos. Nem de onde achar isso ! ( e fiquei umas duas semanas pesquisando isso !). Então um iluminado internauta fez um comentário dando os valores que tanto catei ! Muito obrigado, Cah !
Com as informações do colega, refaço as contas:

Considerando uma linha bem movimentada, que pegue muita gente. Temos uma média de 100 a 200 passageiros por viagem. Em 8, 10 viagens/dia... 1000 a 2000 passageiros. Dando entre R$ 2750 e R$ 5500 por dia.
Num dia o salário do motorista (± 1400) e do cobrador (± 800, 900 ) estão pagos, praticamente.
O combustível. O rapaz disse que são R$ 5850/ mês de diesel. Com esse valor e com preço do diesel (aqui no Rio). Considerando um  tanque de 200 l , são 15 tanques por mês. Um ônibus faz 3 a 4,5 km/l de diesel. 

Abaixando a média para 800 passageiros/dia, em 70 dias serão 55550 passageiros. Então:

55550 x 2,75 = 152762,5 ± R$ 152760,00

 4600 (salários do motorista e cobrador) + 12000 (combustível) + 5000 (outras coisas, pneus, batidas, etc.) =  21600 [ valores de dois meses ]

R$ 152760,00 - R$ 21600 = R$ 131160

Falando de empresas com frotas de 50, 60, 70 carros. Que recebem uma porrada de subsídios e etc. Esse custo é bem, bem diluído. Os lucros bem, bem, bem maximizados !

Mesmo com valores bem próximos aos reais, vemos que as coisas não mudaram muito. Um busão (usado, de R$ 150000) se paga em 3, 4 meses. Um zero deve se pagar em menos de um ano... nuns 8, 9 meses talvez.
 As contas devem estar certas.  Mais uma vez, obrigado ao Cah !



** Valores retirados do Webpesados , Venda de ônibus.net  e Cisiotar.

*** Ônibus não têm preços fixos, tabelados como de carros. A coisa é mais ou menos assim: A empresa A liga para Marcopolo e pede 10 Torinos. Os Torinos podem sem encarroçados (montados) em chassis diferentes (Volkswagen ou Mercedes, por exemplo). 
Então a empresa tem que definir qual chassi quer e os opcionais (ar, elevador para cadeira de rodas, roleta, etc.) que a atendem.  O ônibus é feito quase que por encomenda. De modo que não há um preço fixo para um 0 km. Embora haja algumas concessionárias vendem ônibus zero, nas especificações que empresas precisam.

*** O ônibus andando na água (na foto lá em cima) custa € 2.000.000,00 . Afinal, ele anda na água !








10 comentários:

  1. O segundo busão é o da minha Universidade \o/

    ResponderExcluir
  2. Kra ,apesar de me considerar "busólogo" sempre fui ignorante em relação ao preço dessas máquinas.Parabéns mesmo pelo post

    ResponderExcluir
  3. É , COM CTZ AKI NA MINHA AREA, COM 3 MESES RODANDO OS GANHOS JA DA PARA COMPRAR AO MENOS UNS 2 NOVINHOS, PASSAGEM CARA, TEM BOA QUALIDADE , MAS O DIA TODO OS COLETIVOS LOTADOS, E OLHA QUE É UMA CIDADE COM 600 MIL HABITANTES, O CUSTO DE COMPRA É ALTO, MAS O RETORNO É RAPIDO E GARANTIDO, TEM MAIS AINDA, QUANDO UM MAGNATA COMPRA UMA MERCEDES DE 500 MIL, NINGUEM VEM COMENTAR , NA MORAL, POVÃO IGUAL A GENTE TEM QUE SFD MESMO.

    ResponderExcluir
  4. Sim, e nao precisa pagar um motorista colocar diesel, fazer a manutençao todo mes(troca de oleo, filtros etc) limpeza, pagar cobrador, fora os custos das instalações aonde esses onibus ficam guardados qdo não estão rodando... enfim sao inúmeros gastos que a empresa tem, nao e tao simples assim

    ResponderExcluir
  5. Quanto custa o primeiro lá de cima...o aprova d'agua?


    LInkei nos meus links semanais...

    ResponderExcluir
  6. Não é assim... vamos lá.

    Nem sempre o Onibus pega de 100 a 200 passageiros, deve pegar isso no horario de pico...

    combustivel,salário, manutenção que no primeiro mês deve ser feita com certeza por rodar muito... talvez seja 55000 passageiros, mas em 3 meses esse oniubs nao faz isso nem fudendo.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante esta postagem!

    A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.

    Conheça também o novo agregador Pop Blogs que está bombando na internet: http://www.popblogs.net

    Divulgue quantas postagens você quiser (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links divulgados em nosso site, Facebook, Twitter e aumente muito mais suas visitas diárias e obtenha o sucesso de seu blog!

    ResponderExcluir
  8. Realmente o cara não considerou a manutenção, seguro, vandalismo, limpeza, salário do motorista, gazolina... são muitos gastos em um ônibus, meu caro.
    Mas tudo bem, se seria o contrário ou não, quem vai saber? Seu eu sei, eu digo, mas se não, na dúvida eu ficarei? Com eprdão da palavra, mas horrível é a afirmação sem previsão e rejeitar é mais que uma simples contra-proposta.

    E tenho dito...

    ResponderExcluir
  9. Realmente não considerou os gastos mensais do ônibus como salário do motorista, cobrador, combustível. Mas são gastos quase desprezíveis em relação a renda total. Digo isso, porque meu pai participou de uma licitação aqui na cidade. Ele comprou um microônibus de 130 mil e agora trabalha nisso. A renda bruta é aproximadamente R$ 18 mil, tirando salário de motorista (1400,00), cobrador (850,00), combustível (5850,00), outros (uns 500,00). Assim sobra perto de 10 mil pro meu pai. Considerando a renda de uma empresa de ônibus igual desses ônibus que vc citou, é milionária, sem dúvida NENHUMA. Tenho certeza disso porque faço parte desse sistema de ônibus, sei um pouco da vida de luxo desses malditos empresários de ônibus e são exatamente como você disse: mafiosos. Eles subornam prefeitos, governadores para serem beneficiados. Como beneficiados? Existem inúmeros decretos e resoluções a favor dessas empresas, sempre fazendo o possível pra aumentar cada vez mais a renda desses caras. Aliás, recentemente um empresário de ônibus daqui da região foi preso (http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2011/09/30/prisao-de-belarmino-junior-e-outros-empresarios-de-onibus-esquema-de-fraudes-pode-ser-maior-ainda-acredita-ministerio-publico)

    ResponderExcluir
  10. @cah

    Vc entendeu o espírito do post ! E ainda deu os valores (que eu procurei tanto, não achei e tive que chutar. Aliás, disse que os valores eram chutados. Mas acho que ninguém leu.).

    Como vc bem disse, para as grandes empresas os custos não são quase nada ! Fora as "ajudinhas" governamentais !

    Abraços !

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?