25 de mar. de 2010

Parcerias


Ao “reabrir” a Casa, depois de mais de um ano, procurei novos parcerias. Nisso acabei esbarrando nas Políticas de Parcerias de vários blogues. Lembro que antes da Casa “fechar”, as pps ainda não eram tão comuns, embora crescentes entre os blogues. A pp, é um contrato pré-nupcial onde são estipuladas todas as condições, obrigações e outras coisas as quais o blog que propõe a parceria estará sujeito. Em suma, lá está escrito que requisitos o blog pretendente deve preencher e que dote deverá pagar para fazer o casório.
A maioria das pps é muita parecida. Contendo, muitas delas, cláusulas que vão do razoável ao absurdo, não raro passando pelo ridículo. Uma coisa, praticamente, comum a todas elas é serem “incumpríveis” aos blogues pequenos. Separei algumas das cláusulas que vi por aí:

“Se quiser ser nosso parceiro, ponha nosso banner no seu blog. E este deverá mandar pelo menos y mil visitas”. Porra, se um blog tivesse esse monte de visitas, dificilmente estaria procurando parceiros, né?
“Não fazemos parceria com blogs de download ou com conteúdo pornográfico.” Uma tremenda hipocrisia! Clique com o botão direito quem nunca entrou num blog de downloads ou num de sacanagem! Esses camaradas acham que tais blogs são como as gostosas fáceis, todo mundo come, e bastante, mas compromisso sério... nem pensar!
“Blogues com menos de 6 meses não serão aceitos como parceiros.”. Idade não diz muita coisa. Já vi blogues com anos que são atualizados duas vezes por mês, às vezes três. E outros recentes atualizados quase diariamente.
“Pegue nosso banner, e entre em contato.”. Aí você pega, entra em contato e nada acontece. Custa alguma coisa ler a caixa emails que eles próprios indicam? Dá a impressão uma ova, certeza mesmo que não respondem de propósito mesmo. E o festival de babaquices não para. Mas isso já é suficiente.
Claro que todo blogueiro quer seu banner num lugar onde apareça. Também quer que seu blog cresça e fique grande. Tudo bem que os grandes blogues, são legais, possuem conteúdos maneiros e são do caralho! Até por isso têm muitas visitas e todo mundo quer fazer parceria com eles. Por isso tudo devem se valorizar mas, a “sacarose anal” deles é demais. Isso fica bem explicitado nas suas pps.
As pps dos blogões, favorecem (e pra caralho) outros blogões. Nisso eles cada vez ficam maiores. Uma das justificativas para essa predileção é a seguinte: não é justo um blog dar 10000 visitas para outro que só pode lhe retribuir com 100. A priori, isso procede. Mas, o fato dum blog dar 100x visitas e receber, em troca, x visitas, não faz com que o que dá mais perca alguma coisa. Pode não ganhar.
Outra justificativa é que os blogões ralaram muito pra chegarem onde estão para, simplesmente, abrir um espaço assim, de mão beijada. Isso é um contrassenso. Eles sabem como é difícil crescer. Claro tem de se valorizar o trabalho, a criatividade, o esforço. Mas, não adianta tudo isso sem visibilidade. Se um blog for visível e for uma merda, por si só cairá decadência. Se for bom será pelo contrário. E só darem uma chance.
Não acho que os blogões devam fazem uma política de “pernas abertas”. Fazendo parceria com qualquer um. Tampouco acho que os donos de blogues pequenos devem ficar se lamentando, postando qualquer bobagem só porque não têm muitas visitas, nem mendigando parcerias. Sejamos criativos, ousados, inteligentes, etc. Corramos atrás do prejuízo. As pps, do jeito que são, concentram visitas em uns poucos, em detrimento de outros. Não sou contra pps, só acho que elas devem ser diferentes.
Não sei se abordei o tema de modo mais correto mas, o fiz. Certamente, muitos não vão gostar do que foi dito e a Casa pode se prejudicar. Também acho que há muitas soluções para melhorar as coisas. Abordarei essa temática noutras oportunidades.
P.Ss. :
-Se entenda por blogão, todos com média superior ou igual a 1000 visitas dia.
-Antes que digam que sou hipócrita, também. Não sei se faria uma parceria com um blog de download ou um de sacanagem pelo seguinte: Geralmente, ninguém presta a atenção nos parceiros desses blogs. Se entra nesses blogues para baixar o programa X ou bater uma punheta; eles não seguem o estilo da Casa. Só por isso.
PLVS VLTRA !

5 comentários:

  1. Cara, muito legal o seu post. Realmente é muito difícil para "pequenos" blogs conseguirem seguir as regras de parcerias de certos sites por aí. Um dia desses entrei num site que tinha uma regra louca que só poderia ser parceiro quem tivesse acima de 10.000 visitas diárias. Caraca !!! Repito o que você disse, pra que eu ia estar a procura de parceria se eu tivesse esse monte de visitas num único dia ???

    Parabéns pelo post e pelo site! Quando puder, visite o meu ( www.humordaterra.com ) e caso seja do seu interesse poderemos fazer parceria.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O post ficou muito bom, o que difere o seu do meu é que eu preferi ser mais cômico e você mais (Café no bule) mas fazer o que Ne ?
    Eu vou postando e se tiver que crescer beleza, se não ao menos eu coloquei minhas idéias e gosto.

    ResponderExcluir
  4. Falou tudo parceiro! Geralmente é isso mesmo que acontece...
    O post ficou muito bom, parabéns! =)

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?