17 de out. de 2006

"Emoticons" personalizados


"Emoticons", ou ícones emocionais, são aquelas pequenas carinhas, tão populares em mensagens eletrônicas. Eles nasceram como simples caracteres expressando emoções. Os símbolos :>), por exemplo, significavam uma expressão alegre, enquanto ;>) era uma piscadela; hoje eles já possuem animação e até sons.
Mas pesquisadores da Universidade Bournemouth, Inglaterra, resolveram dar um toque mais pessoal aos emoticons e criaram um programa que transforma a própria face do usuário em um emoticon.
O programa contorce a imagem da face da pessoa, utilizando uma base de dados para associar características faciais com a emoção desejada. O resultado é um emoticon personalizado, construído a partir do rosto do próprio usuário.
A idéia é boa, mas os resultados ainda deixam a desejar quando comparados com os atuais emoticons animados. "[O programa] ainda não é perfeito, mas dá o recado e é muito conveniente," diz o pesquisador Anthony Boucouvalas, que criou o programa.
Nos testes, um grupo de 35 voluntários foi capaz de reconhecer corretamente as emoções desejadas em 60% dos casos. Boucouvalas acredita que esse escore é alto o suficiente para permitir o uso do programa em salas de bate-papo, onde o texto ajuda a reduzir as interpretações incorretas.
Os cientistas não divulgaram como pretendem disponibilizar o programa ou mesmo se ele será gratuito.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?