7 de set. de 2006

Esportes do Pan - Tênis


Para começar a falar de tênis, podemos começar com as raquetes, que, como todo mundo sabe, é item fundamental numa partida. Pois bem, na Antigüidade, as raquetes nem eram usadas no jogo que originou o esporte. Através de alguns registros de esportes parecidos com o tênis desta época, o mais antigo parente reconhecido era o jeu de paume (“jogo da palma”, em francês). Este esporte foi disputado na França do século XI em quadras fechadas, usando as paredes como parte do jogo e era com a palma da mão que os jogadores rebatiam a bola. Três séculos depois, as raquetes começaram a serem usadas e a divisão da quadra já era feita com uma corda. No século XIX, o tênis tomou sua forma atual.

Regras

Um ou dois competidores ficam de cada lado de uma quadra aberta ou coberta, usando raquetes para jogar uma pequena bola para o outro lado da rede. Cada um tem o direito a deixá-la quicar no solo uma vez, tentando evitar que o oponente consiga rebatê-la. O sistema de contagem de melhor é de três ou cinco sets (vencendo o set aquele que ganha primeiro seis games). O jogo pode ser disputado em diferentes tipos de piso: grama, saibro, cimento, sintético, carpete.

Curiosidades

- A primeira aparição nos Jogos Pan-americanos foi em 1951;
- O nome tênis vem da expressão francesa “tenez”.

O Brasil já teve muitos nomes famosos como Maria Ester Bueno, Jaime Oncis dentre outros, alias a tenista já ganhou vários torneios de grande importância com o de wimbledon, mas o nome mais conhecido da população brasileira é o Guga, que nos últimos anos teve sua carreira prejudicada por contusões. Veja a comentário de atletas da modalidade:

O tênis é um esporte que estimula o atleta a trabalhar tanto individualmente quanto em dupla. Ajuda a desenvolver o raciocínio e o reflexo. Pode ser feito só como lazer, pois traz uma grande sensação de tranqüilidade, você esquece tudo ao seu redor.
(Amanda Medeiros – pratica há 8 anos.).

O tênis é um esporte emocionante, aprendi a ter postura, equilíbrio e principalmente persistência. Enquanto você bate a bolinha você esquece de tudo, fica tranqüilo, por isso recomendo mesmo que seja só para passar o tempo. (Carol Martins)
















Amanda Praticando!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?