9 de set. de 2006

Esporte do Pan - boxe


O boxe é uma das mais antigas formas de luta. Sete séculos antes de Cristo, o esporte já era famoso e se chamava pugilato. Com o fim dos Jogos Antigos, no século IV de nossa era, o boxe praticamente sumiu e só voltou a reaparecer na Inglaterra no século XVII. As lutas, normalmente, envolviam dinheiro. Nos Jogos Olímpicos e Pan-americanos, contudo, a modalidade é amadora. Os atletas devem vestir luvas, sapatilhas e protetores para a boca, genitais e de cabeça. Tudo isso para garantir que não se machuquem nos rounds.

Regras

Os combates duram três rounds de três minutos cada. Há duas formas de se definir o vencedor: uma é pela contagem de golpes, aferida pelos juízes; a outra é o nocaute, quando um dos lutadores é derrubado e não consegue prosseguir no combate. A modalidade é dividida em 12 categorias, segundo o peso dos atletas.

Os cinco juízes têm dois botões, um vermelho e outro azul, que representa cada um dos lutadores. Se quando um deles dá um golpe três ou mais árbitros apertarem o botão ao mesmo tempo, é consignado um ponto para o atleta.

Curiosidades

- No boxe profissional, o lutador não usa equipamentos de segurança. No boxe olímpico, sim;
- Os golpes baixos são aqueles aplicados abaixo da linha da cintura e não são permitidos no boxe. Os golpes permitidos são aqueles aplicados na parte frontal do adversário, como no rosto e no abdômen. Veja um depoimento de um praticante:

O boxe é um esporte muito disciplinador, aprendi muito com ele principalmente a respeitar meu semelhante, ao contrario do que muitos pensam o boxe não e violência gratuita. Além de tudo e um ótimo esporte aeróbico.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?