27 de ago. de 2006

Esportes do Pan - Badminton

Um esporte ainda pouco conhecido no Brasil teve sua origem na Índia e nasceu com o nome de Poona. Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. O que chamava atenção nesse esporte era o fato de ser um uma modalidade que exigia muita velocidade, então era uma forma aeróbica de manter a forma. Isso sem falar na enorme co
ordenação e atenção que o esporte precisa. Com o tempo o "poona" passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra.
Em 1934 foi fundada a Federação Internacional Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire.

Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estréia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer.
Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.
Em 1995 o badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá.
No Brasil já existem locais para a pra
tica espalhados pelos vários cantos do pais, mas o esporte precisa ser mais difundido, principalmente pela mídia televisiva. Porque o esporte pode ser praticado com o objetivo profissional, ou apenas por diversão. Profissionalmente o Brasil alcançou a terceira colocação no último sul-americano, por isso as chances no Pan são boas. A seguir veja o depoimento de alguns praticante, indicando as vantagens dessa modalidade:

Badminton e muito parecido com
o Tênis, porém tem uma grande diferença, no Tênis você usa bolinha e uma raquete que nem sempre na tão tanta mobilidade. Já o Badminton, usa uma espécie de uma peteca com uma raquete bem menor e leve, o que faz você correr com ela sem sentir tantos desgastes no ombro, por isso fica bem divertido jogar.(Hávila Cristi)

O badminton é um esporte que neces
sita de muita flexibilidade e reflexo, mas é além de um esporte muito apaixonante que qualquer pessoa pode praticar no inicio parece difícil, mas com tempo você vê que é fácil!(Rafaela Secundo - praticante há 3 anos)

2 comentários:

  1. mto bom!!! amei ... tomara ki de certo!!!
    huhauhua bjaoooo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa,Jorge fico muito agradecida por tentar me ajudar a divulgar o Badminton...!! esse esporte é muito importante pra mim!! Sem noçao.. adoro d+++++++++
    Cara muito obriga msmm!!! de coraçao....
    ahh u Badminton eh pra todas as idades.. tds os tamanhos todos os pesos(heeh)...
    quem quiser participar é so ir no Centro Esportivo Miésimo da Silva....sem compromisso..!!! todas as terças e quintas... de manha e de tarde..
    quem quiser pode me add no orkut..!!
    Havila cristi...( so tem eu pode add..!!)
    bjus!!!
    Valeu msm Jorgee!!

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?