12 de jun de 2011

O 1º videoclipe do Brasil !


Ei, manolo ! Com o sucesso de Oração, lembrei de outra música chata que tem o estilo parecido. No início é pequena e vai aumentando há outras coisas assim tb, e serão muito usadas hoje ! A música é "A velha a fiar". Mas nela é a letra que aumenta, e não o número de instrumentos e cantores. Confira :






A propósito, este vídeo é de 1964. E é considerado o 1º videoclipe do Brasil e um dos primeiros do mundo ! Vocêêêêêê sabia ?

*** Em tempo ! Um amiguinho, nos comentários, alertou que há um clipe brasileiro mais velho que este. Mas...
→ "clipes" parecidos, com que o colega indicou, eram feitos desde os anos 20. Aqui no Brasil, inclusive.

→ O  videoclipe, considerado o 1º do mundo, é de 1964. É " Os Reis do Iê-iê-iê" ("A Hard Day's Night", título original em inglês), também de 64. Sobre os Beatles. 
O vídeo têm 88 minutos. Sendo assim, outros vídeos mais antigos também deveriam ser considerados ( e não são) videoclipes. Por exemplo, "Cantando na Chuva" de 1951.


→ Considerando a "cara" de "A velha a fiar", vemos que a música e as imagens se complementam. Tal como acontece nos clipes atuais.
O vídeo de Humberto Mauro, é por isso, considerado por muitos o primeiro videoclipe do mundo, logo do Brasil. ***


2 comentários:

  1. Na verdade, o primeiro video cantado considerado hoje como video clip brasileiro é com a participação de Noel Rosa no Bando de Tangarás, ao lado de João de Barro (o Braguinha), Almirante, Alvinho e Henrique Brito, por volta de 1930. Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=26GAxh6_aKI

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?