23 de mai. de 2011

Caraiveiês ?!

Chopada ! Uma típica comemoração Caraivéi.


Ei, manolo ! Ouvi este texto no último Café Brasil ( recomendo que "assinem", se despocotizem e ajudem a despocotizar o Brasil! ) e gostei dele. Fiz umas alterações no genoma dele, ao gosto da Casa, e o posto aqui. Ei-lo:

Em breve serei universiotário universitário, de modo que tenho observado pessoas parecidas com meus futuros coleguinhas. Nesta "pesquisa" descobri que eles usam dialetos. E me topei com o Caraiveiês. Observar falantes de tal língua, se você não está acostumado, é como observar uma conversa de patos.
Mas se prestar atenção, verá que o Caraiveiês tem sutilezas, quase graciosas, que permitem sua compreensão e uso. Por exemplo: Carai véi !); Caraaaaaai véi ! (alegria, surpresa); Carai véi... carai ! (consternação, tristeza); Carai vei ?! (algo como "Sério?!", "É mesmo?!"); Caraiii, caraiii ! (algo como: pare, pare !), etc.Captou as nuances ? Perecebeu a diferença ? Pois a diferença na pronúncia é tudo !
 

Em cada região há um dialeto específico. A propósito, aqui no Rio o Caraivês é até compreendido, mas não é muito usado. Se usou muito o Caraquês ( parecido com Caraiveiês, mas seu vocábulo-mor é "Caraca"). Atualmente, embora o Caraquês ainda seja usado, o domínio é do Caralhês. O que pude perceber, não só nas minhas idas à UFRJ, mas em toda parte !

O Caralhês é uma espécie de nheengatu. Dele se originaram, certamente, o Caraquês e o Caraiveiês. E assim como nos outros, o segredo está na pronúncia. Veja: Caralho! (algo como "Nossa!", "Legal!") ; Caraaaaaaalho ! (raiva) ; Caralhoooo !( muita alegria, felicidade) ; Caaaralho! (indignação); etc.

O Caralhês parece até obseceno. Mas seus falantes se utilizam do dialeto com tal naturalidade, que fica até engraçadinho! A difusão dele acabará fazendo o "caralho" ter status similar ao "puta", em São Paulo. Pois, lá, não é feio dizer que algo é puta grande. E aqui, praticamente, não é feio dizer que algo é grande pra caralho.

Imagine se o Caraiveiês e o Caralhês se tornarem "oficiais" ? Carai véi, nem quero pensar ! Dá um medo do caralho... um puta medo ! ; D




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?