17 de abr. de 2011

Desce redondo, mas...

= O

Ei, manolo ! Sabe o comercial da Skol que cai um isopor, cooler cheio de latinhas geladas de um avião? Pois é... ele está ERRADO. Fisicamente, pelo menos! Veja-o novamente:







Quando o nerd santinho que vos escreve eu vi este comercial achei-o interessante. Mas não vi desde o início. Quando o vi pela 2a. vez... logo percebi que ele estava incorreto!

→ O que acontece: A caixa cai (20s). Os caras pulam depois (23s). E alcançam a caixa (38s).  Depois caem juntos num celeiro e talz...

→ O que deveria acontecer: A caixa cairia. E os caras pulando depois, ficariam SEMPRE atrás dela! O primeiro a pular ficaria sempre a frente do último. Ainda que poucos metros. 
No celeiro, cairia primeiro a caixa, uns segundos depois o primeiro a pular, depois o segundo... até o último.

→ Por quê? Porque estão em queda livre. Sendo assim, têm a mesma aceleração, a da gravidade, de aproximadamente 10 m/s² (10m/s/s, ou seja, a velocidade aumenta 10m/s a cada segundo). A massa, o "peso" não importa! Se, por exemplo, jogássemos uma bola de boliche e uma de golfe de uma mesma altura, simultaneamente, ambas cairiam ao mesmo tempo no chão.
* E a resistência do ar ? Bom, os caras não são muito... é... "aerodinâmicos" ! Nem tinham propulsão para aumentar sua aceleração. Tampouco a caixa tinha "aerodinâmica" para planar e esperar os caras chegarem até ela.
* Saltos de paraquedas. Deve estar pensando nos saltos coletivos de paraquedas. Onde os caras não pulam duma vez mas ficam jutos ao cair. Repare que:
- Eles pulam praticamente juntos. De mãos dadas, às vezes.
- Eles têm trajes que permitem que eles "planem" ou "acelerem" corrigindo as pequenas diferenças de altura uns dos outros.

→ Galileu deve estar se contorcendo no túmulo ! No sec. XVI já sabia que o acontecido no comercial é impossível ! Mas no século XXI, os endeusados publicitários ainda não sabem ! Esses caras de Humanas...
Quem sabe beberam muito enquanto pensavam o comercial, né? É ruim, hein!


A título de curiosidade, a altura da queda, no comercial, seria de 3920 m. Os carinhas e a caixa chegam ao chão a uma velocidade de 280 m/s (1008 km/h)! Quase a velocidade do som (1224 km/h = 340 m/s) Seria esta velocidade se estivessem no vácuo. bem alta. Mais 300 km/h, tranquilo!  Então teria que ter muita palha naquele celeiro para amortecer a queda, não? : D



86 comentários:

  1. É, mas quem bebe Skol não liga pra física, então o público-alvo sequer notará o fail.
    De todo modo, FAIL!

    ResponderExcluir
  2. @Anselmo
    Tem um comercial antigo da Brahma que tb tem um erro escrotaço! Foi até questão de prova. Eles estão se "aperfeiçoando"!

    ResponderExcluir
  3. dá um tempo, o importante eh toma cevada, fica calculano queda, tu é nerdão q toma kisuco.

    ResponderExcluir
  4. olha isso que vc vai entender
    http://www.youtube.com/watch?v=8b1YXSafgmA

    ResponderExcluir
  5. caralho tu é um nerd mesmo nunca tinha visto um tão de perto !! perdi preciosos minutos da minha vida !!

    ResponderExcluir
  6. Discordo. A mudança de posição durante a queda muda sim de forma significativa a aerodinâmica a ponto de mudar a velocidade. Segundo, eles não chegariam no celeiro a velocidade do som, existe a chamada velocidade terminal, que é a velocidade máxima que um objeto atinge em queda livre, alcançada quando o peso e resistência do ar se igualam, e é dada por: Fr = KS v², no caso a de um ser humano é de cerca de 190km/h

    ResponderExcluir
  7. Tua teoria está errada, pois ao se posicionarem na vertical, o corpo diminui o atrito com o ar aumentando assim a velocidade, e como a caixa se mantem, ela sofre com o atrito e a velocidade se manté constante, então eles poderiam alcançar sim, o que não poderia ter acontecido em hipotese alguma é eles terem sobrevivido a uma queda dessas, por mais que tenha sido amortecida pelo celeiro.

    ResponderExcluir
  8. @Vitor do Sacramento

    Vitor,

    1 - Um comentário construtivo e útil ! Muito bom!

    2- Realmente, o fato do camarada se mexer altera a "aerodinâmica" e, consequentemente, a velocidade de queda. os skydivers e paraquedistas se utilizam bastante disto. Mas não altera tanto a ponto deles, no caso, conseguirem "perseguir" e alcançar a caixa.

    3 - Realmente esqueci de considerar velocidade limite. Afinal, eles estão num fluido :( É o vício de não considerar a resistência do ar. :D Vlw por alertar !

    ResponderExcluir
  9. @Renato
    Renato,

    1 - O atrito não tem nada a ver com a superfície de contato. Com a resistência, sim.

    2 - A velocidade da caixa não é constante. Ela aumenta 10 m/s a cada segundo.

    3 - Eles não chegam a ficar na vertical. E seria meio complicado fazê-lo.

    4 - Concordo que sobreviver a queda... seria bem difícil!

    ResponderExcluir
  10. é fera... melhor rever seus conceitos de fisica!!
    é um comercial, foda-se a fisica, as leis de newton e galileu!!
    ou vc acha que uma pessoa realmente pode cavar um buraco até o outro lado do mundo?!

    ResponderExcluir
  11. você é retardado ou o que? isso é só um comercial seu animal, até pareçe que os publicitarios vão ligar pra essa babozeira --' nossa manoo vai arruma uma mulher, brother !

    ResponderExcluir
  12. O meu camarada. Por acaso você já ouviu falar em um mosntro do pantano de dreads? Não?! Talvez seja por que não existe! Se vocênão reparou, desde o segundo semestre de 2010 a empresa vem trazendo uma linguagem meio "MTV" em suas propagandas. Isso tudo começou com aquela campanha "faça a sua propaganda da Skol". Com certeza nessa época eles além de fazerem promoção, aumentarem as vendas etc, Com certeza coletaram muito dados valiosos referentes à maneira de pensar do target deles. Porém, esse fail que vocês dizem, não é fail. É proposital e faz parte da imagem de marca da cerveja.

    ResponderExcluir
  13. Na moral cara, não era para se fisicamente correta esta propagand veio, afinal de contas os caras caem em um celeiro, estavam se paraquedas... meio bobao eim?:!

    ResponderExcluir
  14. DETALHE: Você esqueceu que eles estão em posição aerodinâmica? Ou seja, eles estão de alguma forma "cortando a resistência do ar".

    Vale considerar isso também.

    ResponderExcluir
  15. Cara... a resistência do ar sobre o corpo humano pode variar. ;ss Assim, a velocidade limite também varia. E, em queda livre a velocidade é constante.

    ResponderExcluir
  16. não necessariamente cairiam na ordem que vc disse
    pois a caixa cairia, eles pularam...
    mais assim no dia que voce pular de paraquedas ao invéz de ficar num pc batendo punheta.. vc vai perceber.

    ResponderExcluir
  17. enche o toba de skol que a física vai mudar e voce não verá problema algum.
    física em comercial de bebum....afff é pracaba.

    ResponderExcluir
  18. Só que tu esqueceste de inferir é que a molecada pode diminuir a resistência do ar, em queda livre, estando em uma posição vertical. De preferência com as pontas dos dedos estendidas e de cabeça para baixo. A caixa, por outro lado, não dispõe de mobilidade. É a mesma coisa de se jogar uma pena e uma pedra. Que chega primeiro ao chão? Por que? Por causa da resistência do ar!

    ResponderExcluir
  19. tudo errado, da pa alcançar a caixa dependendo da resistencia do ar, se ele for de ponta por exemplo,m vc naosabe nada de física e ta dando um de bom ai, vai estudar

    ResponderExcluir
  20. Por que o cabrito caga bolinha? Por que a vaca tem uma cagada toda esparramada?
    Não entende nem de merda e fica fazendo comentario imbecil.
    Que merda de post. Vc só sabe a teoria da física do primeiro grau?
    E isso é um comercial, seu animal.

    ResponderExcluir
  21. TENTO FALAR ALGO INTERESSANTE E FALOU MERDA, PENSOU JÁ NO ATRITO? TÁ NA SÉTIMA SÉRIE, APRENDEU ISSO AGORA E ACHA QUE É GENTE!

    ResponderExcluir
  22. Esse Nerd é animal mesmo.aff.quer saber D+. sou paraquedista e todo paraquedista sabe aumentar a velocidade ou diminui-la em sua descida. e se eles estão la, é porque são paraquedistas.tu acha que eles, principalmente pra salvar a caixa de SKOL, não iriam aumentar a velocidade da descida pra salvar a caixa? ANTA.AFF.

    ResponderExcluir
  23. Larga de ser idiota, voce fez o primeiro colegial e acha que ja é fisico?, vc ja ouviu falar de aerodinamica?, de resistencia do ar?, empuxo?

    meu deus, quantos blogueiros retardados

    ResponderExcluir
  24. Pra mim vc é um IDIOTA
    Entra no Youtube e escreve lá: Salto sem paraquedas, ai vc vai ver q o cara pula e DEPOISSSSSS pula otro e ALCANÇA ele (em posição de bala de canhão, igual os cara da propaganda) e ai eles se unem para cairem juntos.

    Ai se vc não acreditar Pula sem paraquedas, garanto q ninguem vai pular pra pegar vc.

    ResponderExcluir
  25. isso mesmo...quem bebe skol é asno o suficiente para chegar nessa conclusão.

    ResponderExcluir
  26. vai arrumar uma mulher, quem se importa?

    ResponderExcluir
  27. na boa cara... vai assistir o mundo de beakman tomando kappo!!!

    ResponderExcluir
  28. porra cair só de cair num celeiro de um avião e continuar vivo ja se vê que é Kô a propaganda né ...dai ainda vir com velocidade terminal, Galileu, meu p$% é foda né !! por isso q sou fão é da Boa só mostra gostosa !! ahua

    ResponderExcluir
  29. ele deve ta fazendo pre vestibular e o professor de fisica dele passou essa "base" pra ele, ai ele se acha "O Físico" pegou e fez esse post. FAIL

    ResponderExcluir
  30. Que bobeira ficar quebrando a cabeça com propagandas.
    A ideia nessa propaganda é divertir, não ficar calculando leis físicas.
    Se fosse assim as milhares de propagandas que falam do papai noel são fajutas.
    Acorda, e vai tomar uma cerveja.

    ResponderExcluir
  31. O erro escroto é a grande piada do comercial, a intenção é apenas o humor.Lembra do outro comercial onde os caras cavam um buraco que vai parar no japão, ou china, sei lá, aquilo não é possível, e aquilo é a piada.

    ResponderExcluir
  32. è bem, porém a caixa tem mais resistência ao ar do que os homens que saltaram, já que eles podem ficar inclinados para baixo e assim...

    MUITO NOOB VOCÊ!

    ResponderExcluir
  33. Há uma propaganda internacional em que diversas modelos saltam de pára-quedas em topless; uma loira vai abrir o pára-quedas e fica com a calcinha na mão. Ela caidentro de uma piscina e sai dela totalmente nua, sem o pára-quedas e sem nenhum arranhão. O intuito da propaganda não é ter compromisso com a realidade; é apenas apresentar um produto.

    ResponderExcluir
  34. O raciocinio est´mt bom, só existe um porem, uma pequena coisa chamada aerodinamica, conhece? não neh? Espero que vc esteja bebado pra escrever algo assim, pq ateh eu bebado sei disso...
    Como vc não deve ser nerd faça uma experiencia taca uma maça e uma pena ao msm tempo e ve se eles chegam juntos tah?

    ResponderExcluir
  35. Na boa, post inutil , falta de entendimento de fisica.
    E claro que possivel sobreviver queda sem paraquedas... Bear Grills do Man vs Wild (a prova de tudo) foi um deles. A probabilidade é bem baixa, mas é possivel.

    E por mais que vc caia da maior altura possivel, um corpo com massa de +- 50kg só chega a 200m/s não ultrapassa isso pela resistencia do ar.

    ResponderExcluir
  36. ta errado não, tbm existe o atrito do vento com as pessoas, se eles diminuir o atrito logo a velocidade ira aumentar, ou seja, se eles fecharem os braços e as pernas em vez de ficar todo aberto ele atingirão uma velocidade maior assim alcançando o isopor de cerveja

    ResponderExcluir
  37. OW vai toma nu cu fe fik calculano se a propaganda ta certa ou ta errada arranja um trem melhor pa faze!!

    cada coisa

    ResponderExcluir
  38. amigo...se os cara pulasse sem paraquedas morreria...isso nao precisa de calculo algum todos sabem que isto É UMA MONTAGEM...agora qrer fika falando onde tem erro onde nao tem sacanagem isso ein...

    ResponderExcluir
  39. Todo mundo que salta de paraquedas coloca o equipamento antes de entrar no avião.
    pronto, acabou a propaganda.

    ResponderExcluir
  40. é pertinente sua observação, mais aposto que galileu está se revirando mesmo no tumulo, pensando, porra não sabia do atrito de corpos ar de uma altitude maior poderia mudar a aceleração, mesmo que pena e mudar até mesmo curso desse corpo, é engraçada, mais cabuloso é a caixa não abrir, já o toque de cair no celeiro é só pra reforça o cômico do comercial.

    mesmo assim, valeu.

    ResponderExcluir
  41. primeiro erro SEU
    é um comercial e é obvio q nem toda a palha do mundo salvaria a vida deles. porem salva
    segundo erro SEU
    eles estao em queda livre assim como a caixa, porem td depende do peso de cada um e tambem da caixa e ainda temos a posiçao deles, a caixa esta sim em queda livre e em velocidade constante, porem os caras (humanos) podem mudar sua posiçao se colocarem os braçoes para tras colados no corpo e cair de cabeça a velocidade deles aumentaria, oq faria com q eles alcanssassem a caixa, portanto eles poderiam pegar a caixa, isso e a forma como paraquedistas fazem akelas estrelas no ar ou vc axa q eles pulam todos ao msmo tempo?

    procure se informar antes de fazer um post.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Vai se fuder..... num aguenta toma leite!!!

    ResponderExcluir
  44. CALA BOCA SEU BURRO! VAI ESTUDAR MAIS!!!! QUER DIZER Q ALGUEM COM PESOS TOTALMENTE DIFERENTES CAEM COM A MESMA VELOCIDADE!!! SOH NO SEU MUNDO....VAI ESTUDAR MAIS!!!

    ResponderExcluir
  45. vc esqueceu da maldita resistencia do ar --'

    ResponderExcluir
  46. @ericcandido Já ! E mesmo considerando os três não daria para alcançar a caixa.

    ResponderExcluir
  47. @Guilherme Se eu tacar, elas terão velocidade inicial e não será queda livre.

    ResponderExcluir
  48. @Angelus Pacifer

    Verdade, concordo que não daria pra mudar a velocidade a ponto de perseguir a caixa, em 3 segundos seriam cerca de 40 metros de diferença. Dá pra calcular mais ou menos, bem mais ou menos o arrasto e a diferença de velocidade considerando que eles ficam abaixo dos 200km/h facilita bastante, mas não to muito afim de fazer isso não uaihiauhaiuhaiua,
    PS: Gostei do post, sei que o intuito é discutir a física por trás do fenômeno, mas tem gente que não entende a piada.

    ResponderExcluir
  49. mas acontece q a caixa nao conhece tecnicas de queda de pqd, entao os atletas do alcool q vem atras podem sim diminuir o atrito com o vento e alcançar a caixa....

    ResponderExcluir
  50. @Alexandre ERRO SEU → velocidade em queda livre não tem nada a ver com o "peso". Mesmo considerando a resistência do ar.

    ResponderExcluir
  51. @Rafael No seu mundo não é assim não? Saia daí enquanto há tempo!

    ResponderExcluir
  52. PUTA QUE PARIU QUE BANDO DE RETARDADOS... EXISTE OUTRA COISA NA FÍSICA QUE CHAMA RESISTÊNCIA DO AR! O QUE VC ESTÁ ESTUDANDO AÍ É QUEDA LIVRE, QUE CONSISTE EM NÃO TER A RESISTÊNCIA DO AR! PUTA QUE PARIUUUU! MAS CONTINUA ESTUDANDO SÓ ISSO QUE TE ENSINAM NA ESCOLA QUE VC PASSA NO PRÓXIMO VESTIBULAR! ABRASS

    ResponderExcluir
  53. Pati que pariu... que burrice. Caia de uma avião de braços abertos e depois de braços fechados, o q realmente importa é a velocidade como foi dito. Então é só vc ir de ponta e depois de barriga isso controla a velocidade. Esse foi um dos posts mais burros que já vi.

    ResponderExcluir
  54. Nao se prolame Nerd, é ate uma ofensa... Tu é um idiota!

    ResponderExcluir
  55. Caralho velho! Perdi o maior tempo lendo isso, poderia ter tomado uma skol em vez de ler essa besteira.

    ResponderExcluir
  56. Aki manoLo!!!

    A resistencia do ar nessa aLtura naum eh desprezada, não li seu post..mas jah vi q issu tah erradoo!!

    TroLLada FAIL!!

    ResponderExcluir
  57. Alguem da um cerveja pra esse infeliz e arruma uma cerveja pra ele.

    Mano, skol desce redondo rapaz. é por isso

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. AFE...

    Entrem :

    http://lugardosmangas.blogspot.com/
    http://lugardosmangas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  60. São nerdices dessas que fodem com o mundo da propaganda. A ideia é vender cerveja. Se bancar o engraçado fazendo baboseira ajudar a vender mais, que seja assim. Ninguém na agência tava se cagando pra física, meu irmão.
    A única velocidade que interessa é aquela que vc vai ver o comercial e consumir uma Skol. O resto é perda de tempo.

    ResponderExcluir
  61. mas eles podem descer mais rápido que a caixa, quebrando a barreira do vento, fazendo com que o corpo deles tenham um melhor aerodinâmica com isso ele têm mais velocidade.

    ResponderExcluir
  62. pense duas vezes antes de criticar alguma coisa... da sim, dependendo de como a pessoa se portar no ar, mudar, e mudar MUITO sua velocidade de descida... e outra "genio", existe uma tal de velocidade final... quer dizer entao que se o cara pular de mais de 5.780 metros vai romper a barreira do som é ? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  63. @Vitor do Sacramento

    Caro Vitor,

    Acho que só eu e vc entedemos a piada e o real objetivo do post ! Incrível, cara. Vc me deu o toque da resistência do ar, eu corrgi o post, mas continuam falando da resistência do ar. Acho que esse povo não sabe ler... ou não tem senso de humor!

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Olá.

    Envie seu link para o Midiafire - agregador
    Nossa proposta é divulgar seu blog/site.
    Desejamos que você tenha muitos cliques e aumente suas visitas.
    Faça-nos uma visita.

    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  66. O primeiro nerd burro q ja vi!! so esqueceu que existe uma tal resistencia do ar. Se vai da uma de esperto pelo menos nao fala abobrinha!

    ResponderExcluir
  67. esse post é falso o retardado fala da física e ainda fala merda ! burro pra carai¬¬

    quer dizer que não mudamos mais o nossso momento angular ¬¬
    vai estudar vai criança

    ResponderExcluir
  68. broww, vai arruma uma xana cara, vc anda estudando muito.... fecha os livros , xama akela gordinha da carteira da frente pra "estudar" na sua casa, qndo ela chegar senta o sarrafo nelaa - eu tb era nerd , e fzia muito isso... parei com essas bixices de: aiii aerodinamica do pi elevado a quinta eh mais ou menos = ao meu pau ereto.... afff

    ResponderExcluir
  69. Quer pagar de nerd mas na verdade usou só o que aprendeu no 1ºano do ensino médio , toscão menosprezou a aerodinâmica .

    ResponderExcluir
  70. num seria Isaac Newton ao invés do Galileu??

    Marcos.

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?