3 de jul. de 2010

Patriota?

Durante o jogo do Brasil, hoje, minha mãe, admirada com minha “preocupação” com a partida, perguntou se não era patriota. Respondi que permitia me estressar com jogos do Botafogo (que, aliás, será representado nas quartas de final. Dá-lhe, Loco!). Fiquei pensando sobre o que é ser patriota...

Muitos pensam como minha mãe. Que ser patriota é torcer por seleção, pelo Felipe Massa, enfim.  Pois não é! Não adianta fazer isso tudo e dizer que “americano é foda mesmo, pode folgar!” ou “tinha que ser coisa de brasileiro mesmo!”. Além de acreditar em tudo que se diz no Jornal Nacional e na Rede Engodo.

Também não é ser deslumbrado, tolo. Os estadunidenses são famosos por serem assim. Acham que seu país é do caralho é tudo, o último bombom da caixa! De fato, ele tem orgulho de seu país (o que é admirável), amam sua pátria. A tal ponto se sentirem sós no mundo. Como se os outros países não existissem ou estivessem a seu dispor.

As manifestações de apreço e amor pela seleção, pelo piloto ou por qualquer outra coisa não são condenáveis. Muito pelo contrário. Mas, sejamos francos, o jogos servem quase que exclusivamente como pretexto para não trabalhar e “bebemorar”. Quase ninguém está preocupado com a seleção. E sim com o “feriado” que ela proporciona.

As manifestações patrióticas, a vera, são consequência dum clima que se estende por todos os dias. Que está no “sangue” do camarada. Ex.: Sou botafoguense todos os dias. Não só nos dias de jogo! “Respiro” o Botafogo, ele faz parte de minha vida. Eu o amo. Amo o clube. Que é imaterial transcendental. Perdendo ou ganhando meu sentimento por ele continua inabalado. Sendo assim, minhas manifestações alvinegras são verdadeiras, pois fazem parte dum contexto.

Pois é exatamente esse contexto que está faltando. De modo que todo esse espetáculo que fazem pela seleção nada mais é do que pirotecnia. Pseudo-patriotismo. Antes que pense ou pergunte, não fiquei triste com a derrota da seleção. Nem estou feliz.

A propósito, a definição enciclopédica de patriota: Que ou aquele que ama sua pátria, que se esforça por ser-lhe util. Então, você é patriota? Aliás, somos patriotas?
ANGELVS PACIFER
MAGIS ET MAGIS!

Um comentário:

  1. Cara muito legal seu blog, gostei de vc ter um outro ponto de vista das coisas

    Vou te adicionar no meu blog

    manicpimp.blogspot.com

    Falou

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?