7 de abr. de 2010

Chuvendo pra caralho !

Falarei sobre o dilúvio que caiu aqui no Rio. Não muito, pois, já devem estar de saco cheio. E como imagens falam mais que mil palavras... 
                                                                                                                             
Pra quem não conhece, esse lugar aí da foto é a Praça da Bandeira. Um lugar que embora seja essencial para ligação das regiões da cidade sempre enche. Com qualquer chuva mais forte. E isso já tem tempo. Pra terem uma ideia, Tiradentes já reclamava das constantes enchentes nessa região. Isso mesmo, Tiradentes! Ou seja, essa porra dá problema há mais de 200 anos. E o que foi feito? 
Há um portão vermelho, no fundo da imagem. Ali é, se não estou errado, a sede da Defesa Civil. Muito "legal", ela ficar num lugar que enche quase sempre. Bem "inteligente" !

Isso é na Lagoa. Pelo naipe dos veículos no viaduto, dá pra ver que é um bairro de pessoas "necessitadas". Um dos IPTUs mais altos da cidade. Se lá ficou assim, imagine o que aconteceu no resto da cidade! Apesar de que, quando chove um pouco mais a lagoa transborda e causa alguns problemas. E dessa vez choveu muito.

Se a cidade tivesse uma infraestrutura de escoamento de águas pluviais, apropriada. A merda seria bem menor. Se as autoridades não deixassem as favelas crescerem tresloucadamente, um monte de pessoas não morreria! Se existisse uma política habitacional séria, nada disso aconteceria.
Todas as vezes que chove muito, sempre os mesmos lugares que enchem. Será que se providências fossem tomadas esse tumulto aconteceria? E as chuvas fortes são sazonais. Vão de dezembro a abril. Basta fazer as obras nos outros meses.Enfim, a chuva só piorou e mostrou as cagadas que existem há anos! 
Deve, você, estar pensando que viu na televisão que essa foi a maior chuva que caiu na cidade desde 1966. Que choveu em 18 horas o que deveria chover no mês todo. Que o fato do Rio estar entre o mar e montanha piorou as coisas e a maré alta piorou o escoamento da água. E esse maluco dizendo que todo esse tumulto é culpa das autoridades.
Realmente, choveu pra caralho(eu sei, sou carioca)! Mas um exemplo prático, mostra que realmente a uma boa parte de culpa das autoridades. Há pouco tempo houve um terremoto no Haiti. Morreu um mol de pessoas. No EUA, houve um muito pior e não morreram nem uma centena de pessoas. A diferença, nos EUA estavam preparados para os terremotos. E terremotos são imprevisíveis!
Há um ditado que diz: "Se quer a paz eterna, esteja eternamente preparado para guerra." Isso se aplica a muitas coisas.
Angelvs, magis et magis !
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?