
Os pesquisadores do Laboratório de Sistemas Inteligentes do Instituto Federal de Tecnologia criaram um dispositivo que permite que pequenos robôs aprendam sozinhos a trabalhar em grupo para buscar alimento e evitar veneno, como descrito na revista Discover.
O experimento trata-se de uma simulação evolucional de dispositivos com inteligência artificial. Os pequenos robôs com rodas possuíam apenas 30 “neurônios” que geravam seu raciocínio e a maneira como reagem à luz. Eles se comunicavam para informar onde encontrar comida (um local onde as baterias recarregavam) e onde evitar veneno (que sugava energia).
Os pesquisadores se surpreenderam quando alguns robôs da 50ª geração começaram a mentir sobre os locais venenosos para sabotar os companheiros, o que poderia levá-los à morte.
Três das colônias aprenderam a trabalhar em conjunto colaborando para encontrar comida e evitar veneno, mas a quarta continha robôs mentirosos que diziam que havia comida onde, em realidade, estava o veneno.
Talvez o resultado mais surpreendente do experimento tenha sido o surgimento de robôs heróicos que, quando percebiam que um companheiro estava indo em direção ao veneno, se colocavam no seu caminho para salvá-lo.
Quem diria que robôs poderiam aprender o melhor e o pior do comportamento humano? [Fonte]
Impressionante! Os robôs vão aprender a mentir para nós também, estamos ferrados.
ResponderExcluirAbrçao e comenta no meu blog de vez em quando
A.I. huahuahuahua fazer o quê... isso é evolução
ResponderExcluir