11 de fev. de 2008

Eu robô ?!

Inesperadamente cientistas suíços desenvolveram robôs com inteligência artificial que aprenderam sozinhos a mentir para matarem uns aos outros em competição por alimento.



Os pesquisadores do Laboratório de Sistemas Inteligentes do Instituto Federal de Tecnologia criaram um dispositivo que permite que pequenos robôs aprendam sozinhos a trabalhar em grupo para buscar alimento e evitar veneno, como descrito na revista Discover.

O experimento trata-se de uma simulação evolucional de dispositivos com inteligência artificial. Os pequenos robôs com rodas possuíam apenas 30 “neurônios” que geravam seu raciocínio e a maneira como reagem à luz. Eles se comunicavam para informar onde encontrar comida (um local onde as baterias recarregavam) e onde evitar veneno (que sugava energia).


Os pesquisadores se surpreenderam quando alguns robôs da 50ª geração começaram a mentir sobre os locais venenosos para sabotar os companheiros, o que poderia levá-los à morte.

Três das colônias aprenderam a trabalhar em conjunto colaborando para encontrar comida e evitar veneno, mas a quarta continha robôs mentirosos que diziam que havia comida onde, em realidade, estava o veneno.


Talvez o resultado mais surpreendente do experimento tenha sido o surgimento de robôs heróicos que, quando percebiam que um companheiro estava indo em direção ao veneno, se colocavam no seu caminho para salvá-lo.

Quem diria que robôs poderiam aprender o melhor e o pior do comportamento humano? [Fonte]

2 comentários:

  1. Impressionante! Os robôs vão aprender a mentir para nós também, estamos ferrados.

    Abrçao e comenta no meu blog de vez em quando

    ResponderExcluir
  2. A.I. huahuahuahua fazer o quê... isso é evolução

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?