13 de ago. de 2006

Perfil de Luis Inácio Lula da Silva


Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 em Caetés, então distrito de Garanhuns, interior de Pernambuco. busca por uma vida melhor em São Paulo. Acompanhado da mãe, Eurídice Ferreira Mello, a dona Lindu, e sete irmãos, Lula subiu num pau-de-arara que, 13 dias depois, deixaria a família em Vicente de Carvalho, bairro pobre do Guarujá, litoral de São Paulo.

Aos 12 anos, conseguiu seu primeiro emprego em uma tinturaria. Aos 14, teve a carteira de trabalho assinada pela primeira vez. E, em 1963, aos 18 anos, formou-se torneiro mecânico no Serviço Nacional da Indústria (SENAI).

Já em São Bernardo do Campo, em plena ditadura militar, ingressou na vida sindical por influência do irmão José Ferreira da Silva, o Frei Chico. Em 1972, foi eleito primeiro-secretário do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC paulista. Em 1975, chegou à presidência do sindicato e, com a sua luta por melhores salários e condições de trabalho, tornou-se uma referência para trabalhadores de todo o Brasil – o que, em plena ditadura, representava um desafio que poucos se arriscavam a enfrentar.

Em 1979, o sindicato que Lula presidia sofreu intervenção do governo federal e ele e a diretoria acabaram presos. Ainda em 1979, veio a anistia. Ganhava força o processo que resultaria, em 10 de fevereiro de 1980, na criação do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Lula foi um dos fundadores. Em 1982, foi o candidato petista ao governo de São Paulo. Eleito deputado federal em 1986 com o maior número de votos do País, foi candidato a presidente em 1989, 1994 e 1998. Nesse período, percorreu todo o país com as Caravanas da Cidadania, recolhendo dados e vivendo experiências que aprofundaram o seu conhecimento sobre a desigualdade social brasileira.

Em 2002, foi eleito presidente do Brasil com a imensa maioria dos votos.

Programa de governo

http://www.lula.org.br/download/biografia/convencao.pdf

Este link é um discurso do candidato Luis Inácio Lula da Silva sobre o porquê de sua candidatura e quais serão seus planos para o próximo governo.

Pontos negativos

Altos índices de corrupção em seu governo, mas que até então com comprovam sua participação e sim de alguns ligados a ele.

2 comentários:

  1. E ai cara ta
    massa o blog...
    gostei tchau ate mais

    ResponderExcluir
  2. optimally contentious loved boom foolproof conversation primacy suffix week alarge brahmani
    lolikneri havaqatsu

    ResponderExcluir

Ô, manolo !
Faça comentários relativos ao post. Ok?